Esporte na terceira idade traz inúmeros benefícios - Coisas de Vó

Thumb Esporte na terceira idade traz inúmeros benefícios

Esporte na terceira idade traz inúmeros benefícios

Esporte na terceira idade traz inúmeros benefícios

Praticar algum esporte na terceira idade é sinal de preocupação com a saúde. O idoso que está disposto a melhorar o seu condicionamento físico é capaz de praticar atividades básicas da rotina sem dificuldade e tem imunidade fortalecida.

Engana-se quem acredita que o esporte na terceira idade é totalmente dispensável. É também durante essa fase tranquila e livre de preocupações que devemos investir em atividades prazerosas e que movimentem o corpo. Desde que orientados por profissionais, os exercícios físicos apenas trazem benefícios à saúde.

A group of three senior African America women exercising together, jogging or power walking along a sidewalk in a residential neighborhood.  They are having fun, laughing.

O idoso deve fazer check-up em médico para identificar possíveis patologias. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens do esporte na terceira idade

É na terceira idade em que o corpo humano apresenta mudanças. Quem afirma é Amauri Garcia, coordenador técnico da academia Fórmula. “Começamos a perder tônus muscular, capacidade cardiorrespiratória, alongamento e flexibilidade”, explica o profissional. Para reverter essa situação, basta apostar em exercícios.

A prática de atividades físicas é essencial para a execução da maioria das tarefas do dia a dia. O idoso ativo é capaz de se agachar, caminhar e correr sem apresentar dores. Os exercícios também são responsáveis pela liberação do hormônio chamado de endorfina, que alivia o estresse e combate os efeitos da depressão.

Quem não tem amigos e está se sentindo muito sozinho, também pode encontrar vantagens na prática de atividades físicas e esportes. Os grupos de idosos são ideais para conversar, conhecer novas pessoas, encontrar parceiros e se divertir.

Esporte na terceira idade

Veja 3 opções de esporte na terceira idade

O primeiro passo para praticar um esporte na terceira idade é ir ao médico. O idoso deve fazer uma série de exames para confirmar que está livre de patologias. Todas as articulações precisam ser analisadas para a identificar possíveis lesões. Após a liberação, é hora de começar os treinos emelhorar a qualidade de vida.

Para evitar lesões e garantir resultados efetivos, você deve contar com o auxílio de  um profissional de Educação Física. Ele irá escolher os melhores exercícios, movimentos e estímulos para melhorar o seu condicionamento físico. Atividades sem orientação são perigosas e devem ser totalmente descartadas. Confira três esportes que podem ser alternativa.

Futebol: o idoso que consegue correr pode praticar a famosa pelada. Junte os amigos para jogar uma partida por semana. Vale investir em treinos na esteira para potencializar o seucondicionamento físico.

Natação: os movimentos praticados na água são livres de impacto e protegem as articulações. O contato do corpo com a água é relaxante e garante sensação de bem-estar.

Dança: é só se jogar nos movimentos e melhorar a sua autoestima. Várias academias contam com aulas de dança para os mais diversos níveis de conhecimento. Escolha o estilo que mais combina com as suas preferências.

E aí, que tal começar a praticar uma modalidade de esporte na terceira idade? Nunca é tarde demais.

fonte-créditos-http://doutissima.com.br/2016/06/17/esporte-na-terceira-idade-traz-inumeros-beneficios-14830444/

Envie um comentário :

Outros Posts da Coisas de Vó: