Alimentos que previnem doenças. Aumente seu consumo diário!

Alimentos que previnem doenças. Aumente seu consumo diário!

Alimentos que previnem doenças. Aumente seu consumo diário!

Acrescentar 5 ou mais alimentos coloridos ao dia, faz parte de uma vida mais saudável. Frutas e vegetais são ricos em vitaminas, minerais, fibras e substâncias fitoquímicas que auxiliam nosso corpo a manter-se saudável e rico em energias. Nos protegem contra efeitos da idade, câncer e doenças cardíacas.

O INCA lançou essa campanha “5 ao dia”, para estimular a população a consumir mais frutas e vegetais. O baixo consumo de frutas, legumes e verduras, está entre os 10 fatores de risco para o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis. Algumas frutas, legumes e verduras, apresentam agentes quimiopreventivos, que protegem contra o surgimento do câncer. A OMS (Organização Mundial da Saúde), estima que milhões de vida poderiam ser salvas, com o simples hábito de consumir esses alimentos diariamente.

Agora você pode brincar com as cores e escolher quais alimentos participarão do seu dia a dia. Veja os benefícios de acordo com as cores, na tabela abaixo.

ALIMENTOS  VERMELHOS, são ricos em carotenóides, que são estimulante da vitamina A, ótimo para a memória e para o coração, previne o câncer e fortalece olhos e pele. Também é rico em licopeno, um fitoquímico presente em alguns alimentos dessa cor, que ajuda na prevenção do câncer de próstata.

Alimentos Amarelos, também são ricos em carotenóides e em vitamina C, que é um antioxidante natural para proteção das nossas células. Além de proteger a visão, o coração e o sistema imunológico.

Alimentos roxos, contém niacina – vitamina do complexo B, minerais, potássio e vitamina C. Ajuda a manter a saúde da pele, nervos, rins, aparelhos digestivos e retardam o envelhecimento. Muitos alimentos de cor roxa possuem outros antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas.

Alimentos verdes, são ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue. Evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

Alimentos brancos, nos alimentos de cor branca encontramos vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

fonte;ideal receitas

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