ECONOMIA CRIATIVA: 5 DICAS PARA DRIBLAR A INFLAÇÃO

ECONOMIA CRIATIVA: 5 DICAS PARA DRIBLAR A INFLAÇÃO

Com a inflação em alta, o brasileiro precisa rebolar para assegurar as contas pagas em dia e evitar o uso do crédito especial ou solicitar empréstimos bancários.  Um estudo do Instituto Data Popular mostra que 91% dos brasileiros diminuíram o consumo em 2015, ano em que a inflação chegou a assustadora marca dos 10,67% – maior percentual desde 2012. Além da inflação, a crise econômica e o desemprego fizeram as famílias brasileiras repensarem seu modelo de consumo. Para superar a fase econômica ruim, é preciso apelar para a economia criativa e compartilhada, mudando hábitos de consumo e aprendendo a colocar tudo na planilha.

Para ajudar nessa empreitada, o VilaMulher selecionou algumas dicas para amenizar os efeitos da inflação sobre seus gastos domésticos.

1 – Tecnologia em prol da economia

Aproveite os aplicativos gratuitos para aposentar de vez seu telefone fixo. Chamadas de celular para celular são mais baratas quando a operadora e a mesma, e com aplicativos como Whatsapp e Viber, você pode fazer ligações sem custo algum.

2 – Compra de alimentos compartilhada

Uma boa alternativa é aproveitar as vantagens dos mercados de atacadão e organizar uma verdadeira excursão de familiares e amigos ao supermercado. Com os preços mais baixos, é possível comprar em maior quantidade e dividir as mercadorias entre todos do grupo. Outra sugestão é comprar aos poucos, pesquisando nos mercados quais produtos estão em promoção. Assim pode-se fazer um apanhado de produtos em diferentes estabelecimentos.

3 – Reaproveite alimentos

Tente reaproveitar ao máximo aquelas sobras de alimentos que ficam de um dia para o outro. Muitas vezes, elas podem ser aproveitadas em outras receitas, como no caso do arroz feito dias atrás, mas que pode virar um delicioso bolinho de arroz recheado com atum. Há vários sites e aplicativos de receitas, entre eles o CyberCook, com as mais variadas ideias de pratos para você fazer gastando pouco e reaproveitando muito!

4 – Reduza o uso do carro

Com o combustível cada dia mais caro, analise os custos do transporte público. Pode ser mais vantajoso utilizar ônibus e metrô, ou mesmo aquela bicicleta que anda esquecida na garagem. Além de mais econômico, o meio ambiente agradece!

5- Prefira passeios gratuitos

Nem todo passeio significa gasto! Mesmo que seja uma voltinha no shopping, você não precisa gastar para curtir um dia de diversão. Se tiver por perto parques, praias, shows e exposições gratuitos então, melhor ainda!

Por Renata Branco

fonte:http://www.vilamulher.com.br/dinheiro/financas/economia-criativa-5-dicas-para-driblar-a-inflacao-m0216-716493.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=facebookVM

Envie seu comentário