Perigo! Médicos explicam porque crianças não devem ficar acordadas até tarde

Perigo! Médicos explicam porque crianças não devem ficar acordadas até tarde

Perigo! Médicos explicam porque crianças não devem ficar acordadas até tarde

Desde a época dos nossos avós, criança sempre foi para cama cedo. Bastava jantar, ficar mais um pouquinho ali pela sala e pronto: escovar os dentes, pijama e cama! Naquela a ciência ainda não tinha tantas provas, mas a sabedoria popular já sabia, crianças não devem ficar acordadas até tarde. Pois não é que nossos antepassados tinham razão?

Saiba sobre as recentes descobertas de um psiquiatra sobre o efeito de noites curtas na saúde das crianças

A fase da infância é o período onde crescemos com mais rapidez. Não apenas na parte física do corpo, mas principalmente do desenvolvimento, ou seja, é a fase onde aprendemos mais e desenvolvemos mais habilidades. Nesta fase o cérebro se parece com uma esponja que absorve tudo em volta. Já reparou como as crianças são atentas, curiosas e aprendem as coisas com uma velocidade enorme? Isso se deve ao alto poder de aprendizagem do nosso cérebro nesta fase.

Mas o que isso tem a ver com o fato de que as crianças não devem ficar acordadas até tarde? Tudo! Veja bem, durante a noite ocorre a ação do hormônio do crescimento, que como o próprio nome diz, faz crescer. Porém ele só age quando estamos dormindo, isso que quer dizer que quanto mais tempo a criança ficar acordada, menos tempo o hormônio do crescimento poderá agir no corpo dela.

Além de atrapalhar o crescimento corporal, dormir tarde faz com que o desenvolvimento da criança seja prejudicado em vários níveis: aprendizagem, estabilidade psicológica, inteligência etc. Durante a noite o cérebro se recompõe e na infância ocorrem muitas ligações neurológicas novas, que promovem o desenvolvimento saudável das crianças.

Estudos recentes mostram que crianças que dormem tarde se tornam mais ansiosas e irritadas, menos concentradas, têm um fraco desempenho escolar e são mais vulneráveis a transtornos psicológicos.

O problema é que nos tempos atuais levar uma criança cedo para cama não é fácil! Há tanta tecnologia e entretenimento disponível que fica difícil mandar a turminha para cama cedo. Celulares, tablets, videogames, TV, computadores, todos esses aparelhos são cada vez mais usados pelas crianças sem limite algum e isso em sido muito prejudicial.

Jamais deixe seu filho levar o tablet ou celular para a cama, isso fará com que ele fique acordado por muito mais tempo sem você saber. A luz destes aparelhos é muito prejudicial, mandando uma mensagem ao cérebro que ainda não é hora de dormir, ou seja, o sono não vem! Estabeleça limites com o seu filho e determine a quantidade de tempo que ele pode usar essas tecnologias.

Quanto tempo meu filho deve dormir?

Os médicos recomendam que o número de horas vai de acordo com a idade. Crianças até os 18 meses devem dormir de 8 a 12 horas noturnas. Mais uma ou sonecas ao longo do dia. Depois dos 18 meses, as 8h a 12h noturnas se mantém, mas as sonecas ao longo do dia já não são necessárias.

fonte-http://www.dicasonline.tv/rotina-criancas/?utm_medium=social&utm_campaign=postplanner&utm_source=facebook.com

Envie seu comentário